domingo, 10 de março de 2013

Passo a passo gravar macros....


Como as macros podem nos ajudar no nosso dia a dia...


Bom galera hoje vou falar sobre um assunto que me auxilia muito no meu desempenho na realização do meu trabalho diário:

Macros ...


Elas automatizam o desenvolvimento dando rapidez e praticidade...

Vou falar de uma coisa que eu tenho que fazer todo dia quase, tipo tenho uma lista de mais ou menos umas 150 linhas para conferir e ver se tudo esta lançado na minha planilha... e tenho que ir marcando no Excel de uma cor qualquer os que já foram lançados para eu não me perder depois...

Então gravei uma macro para isso assim eu não tenho que ficar toda hora clicando no botão de preenchimento rsrrsrsrs


GRAVANDO A MACRO...


Então vamos lá...

Clicamos na guia desenvolvedor...




em seguida no botão gravar macro...



Janela que se abre:

Circulo vermelho = Nome da macro podemos escolher qualquer um que quisermos vamos deixar macro 1 mesmo...


Já no circulo verde é a tecla de atalho ao qual iremos executar a nossa macro é isso que agiliza o meu trabalho bastante... vejam que é sempre bom por a letra em minusculo...

MAIUSCULO                                                                                                        minusculo


Pois pondo a letra em minusculo apenas segurando "Ctrl" e a letra escolhida já executa a sua macro...



O circulo azul na imagem anterior é o campo onde você pode mas é necessário (eu nunca o uso kkk) colocar uma descrição para a macro, tipo o que ela faz, para você não se perder depois né rsrsrrs

Pronto vamos dar um ok e a tela normal do Excel será exibida de novo e a partir de agora vai gravar tudo o que você fizer...


Como a ideia é somente colorir as células então não podemos clicar em nenhuma, pois isso seria gravado também vamos apenas clicar na cor desejada no preenchimento...





Escolhemos a cor desejada e pronto...




E para finalizar devemos clicar no botão parar gravação:



Feito isso sempre que eu preciso preencher uma célula na cor azul rsrsrs é só selecionar a célula desejada e apertar "Ctrl + e" e essa macro será executada veja:



Isso aí galera espero que tenham gostado e até a próxima...

Edivan Cabral..

Nenhum comentário:

Postar um comentário