terça-feira, 5 de março de 2013

Data automática resposta dúvida...


COLOCANDO DATA AUTOMATICAMENTE

Boa tarde! hoje irei tentar resolver a dúvida do nosso amigo que não sei o nome mas que postou a seguinte pergunta:


Planilha EXCEL Data Automática?

Quero que a data apareça automaticamente na coluna A, quando for digitado qualquer coisa na coluna B. Mas quero que apareça essa data somente quando for digitado alguma coisa na coluna B e que essa data nao modifique no dia seguinte.

Sei que =HOJE() e =AGORA() ponha a data automaticamente mas eles modificam no dia seguinte e nao é isso que eu quero. Quero que fica a data que foi modificado a coluna B.

Por Exemplo: eu fui e digitei alguma coisa na coluna B hoje entao eu quero que apareça na coluna A a data de hoje.
Ai amanha eu fui la e digitei mais coisas na coluna B ai eu quero que apareça a data de amanha sem alterar a do dia anterior.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Mãos a obra....

Bom o jeito mais fácil e seguro de fazer isso é por códigos VBA, vamos lá então. Primeiro é necessário salvar a pasta de trabalho habilitando ela para macros vejam imagem:




CÓDIGO


O código deve ser colocado dentro do editor de código da planilha que tem os dados, vamos abrir o editor do VBA apertando Alt + F11.





a imagem acima ilustra o editor VBA... dando 2 cliques na plan1(plan1) vamos nessa por que é nela que esta o meu exemplo, no seu caso clique a planilha que você estiver usando....




abaixo o código você pode copiar e colar na área branco que se abrirá ao dar um clique duplo em plan1.

Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Range)
    Dim COLUNAB As Range
   
Set COLUNAB = Range("B:B")
         
If Not Application.Intersect(COLUNAB, Range(Target.Address)) _
Is Nothing Then

LINHA = ActiveCell.Row - 1
If LINHA = 1 Then
LINHA = 2
Else
End If
Plan1.Range("A" & LINHA).Value = Date
Else
End If
End Sub





Só para você saber, só vai funcionar bem quando você digitar o que quer na célula e dar um enter, tipo se você alterar o valor e apertar as setas direcionais não vai funcionar não...



faça uns testes aí e me fala depois


vlw espero ter ajudado...


Edivan Cabral...

Nenhum comentário:

Postar um comentário