quarta-feira, 27 de março de 2013

CARREGAR COMBOBOX COM CÓDIGO VBA

CARREGANDO COMBOBOX



Visitem meu novo blog:

https://programacaopassoapasso.wordpress.com/





Objetivo de hoje...


Pegar uma lista de uma planilha do Excel... e carregar para uma combobox...




Passo a passo.


Primeiro devemos criar a lista que pode ser qualquer uma e em qualquer lugar. No exemplo acima fiz ela na coluna "A". 

Após isso, vamos criar os objetos 

1 UserForm...
Para isso abrimos o editor VBA com o atalho "Alt+F11" em seguida clicamos no botão Inserir UserForm:

Após inserido o formulário vou alterar a propriedade CAPTION do mesmo para CARREGANDO COMBOBOX.



1 label... para titulo do campo... e alterar a propriedade CAPTION para PRODUTOS:



1 Combobox... (seu nome padrão virá como Combobox1)



Pronto agora vamos por o seguinte código no evento Initialize do userform...


Dim linha As Integer
linha = 1
Do Until Plan1.Range("a" & linha).Value = ""
Me.ComboBox1.AddItem Plan1.Range("A" & linha).Value
linha = linha + 1
Loop

O código depois de inserido ficará assim:


Pronto agora é só executar o UserForm que serão carregadas as informações para o combobox...


Explicando o código...

Dim linha As Integer
Variável de nome linha de tipo inteiro


linha = 1
valor inicial igual a 1, afinal a partir da primeira linha da coluna já tem informações a serem carregadas...


Do Until Plan1.Range("a" & linha).Value = ""
Fazer até que o valor na coluna "A" junto com a linha seja igual a vazio

Me.ComboBox1.AddItem Plan1.Range("A" & linha).Value
adiciona ao combobox o valor da coluna "A" junto com a linha no momento da passagem...

linha = linha + 1
adiciona 1 ao valor da variável fazendo o loop continuar até encontrar a linha vazia

Loop
Volta no inicio novamente Do Until .....




Bom espero que tenham gostado...


4 comentários:

  1. Valeu a dica. Estou buscando informações(aprendizado)para melhorar meu desenvolvimento pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Valeu a dica. Estou buscando informações(aprendizado)para melhorar meu desenvolvimento pessoal.

    ResponderExcluir
  3. Como faço pra por em ordem alfabetica via código??

    ResponderExcluir
  4. Ajudou, me tirou da escuridão da ignorância. Gratidão

    ResponderExcluir